Entre o Grego e o Semita
Autores: Dr. Eliseu Leite
Cintra
O curso visa considerar "o
papel da cultura enquanto agente na constituição do
sujeito". Assim, pretende-se estudo do encontro havido entre
a cultura greco-romana e a cultura judaico-cristã nos
primórdios da formação da atual cultura ocidental. São
culturas que se distinguem "como o dia e a noite"
(Enrique Dussel), contudo mal convivendo entre si na
constituição do sujeito em nosso ocidente cultural. Nesse
sentido, pense-se também na "ética do sujeito".
Objetivo geral
Informar os participantes sobre os
estudos realizados pelo proponente do curso em torno das
diferenças entre helenismo e cristianismo e do embate
sócio-político-cultural resultante da rápida expansão da fé
cristã no império romano.
Objetivos específicos
A permanência até hoje, na
consciência do homem ocidental, de concepções
antropológico-éticas conflitantes.
Demonstração desse conflito na obra do educador brasileiro
Paulo Freire.
Descrição dos temas a serem
abordados
1. Humanismo helênico e humanismo
semita: dois estudos de Enrique Dussel.
1.1. Dualismo antropológico e ético X Unidade antropológica e
ética.
1.2. Anti-historicismo do eterno retorno X Temporalidade da
existência.
1.3. Monismo transcendente X Transcendência pessoal do
criacionismo monoteísta.
2. Totalidade e Infinito: a ética
de Emmanuel Lévinas.
2.1. Felicidade de ser e Mal de ser.
2.2. Trans(as)cendência e Responsabilidade
3. Ser Razão / Bem
Desejo: a obra de Paulo Freire.
3.1. Ser Razão
3.1.1. O homem com o mundo
3.1.2. O homem com o homem
3.1.2.1. Socialidade pedagógica
3.1.2.2. Socialidade política
3.2. Bem Desejo
3.2.1. Ateísmo
3.2.1.1. Liberdade
3.2.1.2. Autoridade
3.2.2. Teísmo
3.2.2.1. Pessoa humana
3.2.2.2. Aliança inter-humana
Observação: O tema 2.
Totalidade e Infinito: a ética de Emmanuel Lévinas pode ser
preterido conforme o desenrolar do tempo do curso. Suas idéias
seriam expostas no interior dos outros temas.
Dr. Eliseu Leite Cintra, (Dep.
Filosofia PUC/SP)