Brinquedoteca: Critérios para
seleção e avaliação de brinquedos.
Drª Edda Bomtempo- IP/USP
Resumo
A brinquedoteca é o espaço da
criança . Sendo assim, nada melhor do que este lugar para
observá-la e conhecê-la de forma mais completa. Ao colocar ao
alcance da criança ampla variedade de brinquedos , a
brinquedoteca estimula não só as atividades lúdicas e
coletivas como, também, permite rica e ampla variedade de jogos
e brincadeiras.
O que podemos observar em uma
brinquedoteca ? Desde o simples tocar em um objeto até um
comportamento mais complexo, como é o caso da brincadeira em
grupo.
Uma das vantagens da brinquedoteca
é dar a oportunidade às crianças de experimentar o brinquedo
antes de escolhê-lo. O consumo passa a ser mais consciente e a
criança passa a Ter condições de testar os brinquedos e
verificar se a imagem que tinha deles , através da propaganda é
verdadeira. Na brinquedoteca podemos , também, observar a
preferência de criaças da várias faixas etárias por este ou
aquele brinquedo.
Ao observar crianças em ralação
ao brinquedo que escolhem e com os quais brincam, podemos obter
informações importantes sobre várias de suas características:
qualidades do brinquedo; preferência por tipo de brinquedo;
tempo de permanência com o brinquedo ( play time) ; número de
brinquedos com os quais brinca ao mesmo tempo; tipo de material
com o qual o brinquedo é confeccionado.
A seleção e avaliação de
brinquedos é de suma importância para uma brinquedoteca, Não
só como auxiliar da pesquisa como para o planejamento de
aquisição. Na seleção e avaliação de brinquedos três
aspectos devem ser levados em conta: o objeto , a criança e a
relação criança-objeto