Cursos

Brinquedoteca: Critérios para seleção e avaliação de brinquedos.
Drª Edda Bomtempo- IP/USP

Resumo

A brinquedoteca é o espaço da criança . Sendo assim, nada melhor do que este lugar para observá-la e conhecê-la de forma mais completa. Ao colocar ao alcance da criança ampla variedade de brinquedos , a brinquedoteca estimula não só as atividades lúdicas e coletivas como, também, permite rica e ampla variedade de jogos e brincadeiras.

O que podemos observar em uma brinquedoteca ? Desde o simples tocar em um objeto até um comportamento mais complexo, como é o caso da brincadeira em grupo.

Uma das vantagens da brinquedoteca é dar a oportunidade às crianças de experimentar o brinquedo antes de escolhê-lo. O consumo passa a ser mais consciente e a criança passa a Ter condições de testar os brinquedos e verificar se a imagem que tinha deles , através da propaganda é verdadeira. Na brinquedoteca podemos , também, observar a preferência de criaças da várias faixas etárias por este ou aquele brinquedo.

Ao observar crianças em ralação ao brinquedo que escolhem e com os quais brincam, podemos obter informações importantes sobre várias de suas características: qualidades do brinquedo; preferência por tipo de brinquedo; tempo de permanência com o brinquedo ( play time) ; número de brinquedos com os quais brinca ao mesmo tempo; tipo de material com o qual o brinquedo é confeccionado.

A seleção e avaliação de brinquedos é de suma importância para uma brinquedoteca, Não só como auxiliar da pesquisa como para o planejamento de aquisição. Na seleção e avaliação de brinquedos três aspectos devem ser levados em conta: o objeto , a criança e a relação criança-objeto