Intervenção mediacional:
Considerações e primeiros resultados sobre a aplicação do
programa MISC. "Mediational Intervention for Sensitizing
Caregivers".
Dra. Célia Vectore UFU-MG
Dra. Eulália H. Maimoni. UFU-MG
O programa de intervenção
mediacional, denominado MISC- "mediacional Intervention
Sensitizing Caregivers ", descreve uma série de
procedimentos na interação adulto-criança que, segundo a
literatura são responsáveis pelo incremento da aprendizagem na
criança. A preocupação central do programa é criar
dispositivos essenciais para futuras aprendizagens , considerando
as necessidades afetivas ,a o invés da ênfase em habilidades
cognitivas e motoras, geralmente sublinhadas em propostas de
intervenção. Para tanto, é de vital importância a mediação
realizada pelo adulto na interação com a criança, objetivando
a flexibilidade mental da última. A mediação deve considerar
as seguintes etapas: a focalização , a afetividade, a expansão
, a competência e a regulação do comportamento. O programa
pode ser utilizado tanto por pais como por educadores em qualquer
interação. Além disso, pode ser útil tanto para crianças com
necessidades especiais quanto por crianças talentosas. O MISC
vem sendo amplamente pesquisado e já foi implementado com
sucesso em seis países: Israel, Suécia, USA, Sri Lanka e
Indonésia. Assim o objetivo do presente workshop é relatar os
primeiros resultados obtidos a partir da adaptação dos
instrumentos iniciais propostos pelo programa, em contexto
brasileiro.