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Intervenção mediacional: Considerações e primeiros resultados sobre a aplicação do programa MISC. "Mediational Intervention for Sensitizing Caregivers".
Dra. Célia Vectore UFU-MG
Dra. Eulália H. Maimoni. UFU-MG

O programa de intervenção mediacional, denominado MISC- "mediacional Intervention Sensitizing Caregivers ", descreve uma série de procedimentos na interação adulto-criança que, segundo a literatura são responsáveis pelo incremento da aprendizagem na criança. A preocupação central do programa é criar dispositivos essenciais para futuras aprendizagens , considerando as necessidades afetivas ,a o invés da ênfase em habilidades cognitivas e motoras, geralmente sublinhadas em propostas de intervenção. Para tanto, é de vital importância a mediação realizada pelo adulto na interação com a criança, objetivando a flexibilidade mental da última. A mediação deve considerar as seguintes etapas: a focalização , a afetividade, a expansão , a competência e a regulação do comportamento. O programa pode ser utilizado tanto por pais como por educadores em qualquer interação. Além disso, pode ser útil tanto para crianças com necessidades especiais quanto por crianças talentosas. O MISC vem sendo amplamente pesquisado e já foi implementado com sucesso em seis países: Israel, Suécia, USA, Sri Lanka e Indonésia. Assim o objetivo do presente workshop é relatar os primeiros resultados obtidos a partir da adaptação dos instrumentos iniciais propostos pelo programa, em contexto brasileiro.