Epistemologia e História da
Psicologia
Prof. Dr. William B. Gomes - UFRGS
Profa. Dra. Regina Helena de Freitas Campos - UFMG
O estudo da história tem sido
reconhecido como uma das formas mais eficazes de introdução às
ciências e às profissões. Incentiva o desenvolvimento de uma
compreensão crítica e abrangente de teorias e aplicações, e a
identificação de novos aspectos e possibilidades de um
determinado campo de conhecimento. O presente Workshop propõe o
desenvolvimento intensivo de duas habilidades relacionadas ao
estudo histórico da psicologia: 1) habilidade para
identificação e reconhecimento de material historiográfico, e
2) habilidade para comparação crítica e analítica entre
práticas psicológicas de diferentes períodos históricos. O
Workshop será dividido em duas partes. A primeira parte tratará
de aspectos metodológicos da pesquisa em história da
Psicologia. Abordará os seguintes temas: fatos históricos,
coleta de dados em história, fontes primárias e secundárias,
descrição e interpretação, e diferentes abordagens para o
estudo da História da Psicologia. As discussões serão
exemplificadas com estudos historiográficos realizados no
Brasil. A segunda parte tratará da relevância do estudo
didático da história para introdução da Psicologia. Mostrará
como diferentes abordagens em história podem ser utilizadas para
estabelecer contrastes entre teorias do passado e uma crítica
mais sofisticada de teorias atuais. Serão estudadas quatro
teorias psicológicas, sendo duas do século XVII e duas do
século XX. As teorias serão comparadas em três aspectos:
ontologia (o que estuda), epistemologia (como estuda o que
define) e axiologia (que implicações sociais estão associadas
à prática da teoria). Do século XVII foram escolhidas a
psicologia racionalista de Benedito Spinoza e psicologia
empírica de John Locke. Do século XX foram escolhidas a
psicologia generalista de Gregory A. Kimble e a psicologia
fenomenológica de Amedeo Giorgi. O ponto de partida para o
estudo dos autores será sempre uma determinada prática proposta
ou explicada por sua teoria. Os alunos participarão ativamente
da discussão através de exercícios para o desenvolvimento da
habilidade para a análise e crítica de teorias, tomando como
ponto de partida as práticas sociais destas teorias.
Programa
Primeira Parte
Segunda Parte